Não se trata apenas de ter uma boa equipe comercial, oferecer promoções, descontos ou mesmo contratar um Papai Noel para animar as criancinhas. A internet é a melhor plataforma para intensificar as suas vendas no fim do ano, seja em e-commerce, seja em ambiente físico (ou os dois).

Não é novidade para ninguém que o fim do ano representa um período de grande intensificação no mercado nacional. A demanda e a intenção de compra estão bem mais altas que o normal e as campanhas festivas costumam gerar a sensação de tempo limitado, já que correspondem a um período com ofertas de curto prazo.

Quando pensamos em organizar uma estratégia de vendas para o fim de ano, estamos nos referindo a algo muito mais robusto que decorar uma loja com pisca-piscas e bolinhas vermelhas. Estamos falando de um mundo imerso em interações digitais que a cada dia inclui ferramentas mais viáveis para a consolidação de uma compra

Não tem como fugir de uma estratégia digital para ter sucesso durante essa época e é justamente nela que iremos focar neste artigo.

Esse padrão de comportamento está incluído dentro da sazonalidade de mercado. A sazonalidade, no contexto do marketing, é o fator que define a oferta e a demanda de determinados produtos durante alguns períodos do ano.

No Brasil, elas giram em torno das principais datas comemorativas celebradas pelo varejo. Algumas delas são:

  • Carnaval
  • Páscoa
  • Dia das mães
  • Dia dos namorados;
  • São João
  • Dia dos pais
  • Dia das crianças
  • Black Friday
  • Natal
  • Ano novo

Cada uma dessas datas são importantes em estratégias sazonais, algumas tendo melhor retorno do que outras, dependendo do segmento. Existem datas, no entanto, que devem ser prioridade para qualquer empresa no mercado.

O Natal é uma delas. Um período que estimula o senso de positividade, gratidão e desejo de presentear as pessoas queridas, esse é um dos feriados mais esperados pelo varejo como um todo.

Como realizar o planejamento para o Natal?

1 – Avalie as suas campanhas anteriores

O que funcionou no ano passado? O que não funcionou? Qual foi o comportamento do seu cliente durante a temporada? Qual foi o produto ou serviço campeão de vendas?

A importância de metrificar esses dados está nas informações que podem ser interpretadas em sua estratégia atual. Existem diversas formas de estudar esses padrões, porém uma das principais é a internet.

Usuários utilizam a rede para realizar pesquisas sobre lojas e estabelecimentos, esses dados revelam a forma como eles se comportam durante o feriado, assim como as suas preferências de compra. 

Ao observar esse comportamento e a eficácia das suas campanhas anteriores, você garantirá que as suas metas sejam mais realistas no projeto atual. 

2 – Otimize a sua presença em mecanismos de busca

Se você deseja ser encontrado por potenciais clientes, precisa ter em mente que mecanismos de busca como o Google estabelecem uma série de práticas que podem ajudar, ou não, um site a aparecer na primeira página de pesquisa.

Para estratégias sazonais, algumas dessas práticas são:

  • Atualização das informações da ficha do Google, caso você a possua. Ali seu negócio pode colocar o horário de funcionamento no feriado e também postar fotos sobre ofertas e promoções.
  • Uso de palavras-chave relacionadas ao evento. Essas palavras podem ser utilizadas no título e descrição da página;
  • Criação de landing pages específicas para o evento;
  • Priorização da responsividade, permitindo que páginas sejam acessadas de diferentes aparelhos (especialmente os mobile);
  • Adaptação para pesquisa por voz, optando pelas palavras-chave escolhidas;

palavra-chave

Neste exemplo, o título e a descrição da página incluem diversas palavras-chave que favorecem a associação à data.

3 – Escolha os melhores canais

Uma estratégia cross-channel, ou seja, aquela que inclui uma variedade de canais digitais é normalmente a melhor alternativa.

O e-mail marketing, por exemplo, é um dos canais com maior retorno no contexto atual. Seja utilizando a sua base de clientes ou potenciais clientes, você tem a chance de oferecer conteúdos e ofertas exclusivas diretamente na caixa de entrada deles. 

email marketing

Ofertas por tempo limitado também geram a sensação de urgência.

Mas essa não é a única opção para quem está procurando diversificar os canais. As redes sociais podem ser uma via de comunicação direta para alguns consumidores. Elas também permitem publicações mais descontraídas e voltadas para conteúdo de valor, ou seja, aquele que agrega algum conhecimento ou ensinamento para quem o consome. 

De preferência, esse tipo de conteúdo não deve ser inteiramente comercial, mas sim, mesclar informações de forma que a oferta de um produto ou serviço seja apenas uma sugestão dada ao cliente. 

youtube

No YouTube, a Americanas também promoveu vídeos com dicas e aproveitou para oferecer produtos encontrados em sua loja. Tudo nas entrelinhas.

Além de focar em conteúdos temáticos que celebrem a data, é importante tocar no valor sentimental e emocional associado a ela. Campanhas que contam histórias e lições de vida são formas de estabelecer conexão e identificação com a marca.

4 – Segmente a sua audiência

Determinar o seu público de acordo com categorias de interesse permite que o direcionamento da sua estratégia seja mais assertivo. 

Por exemplo, entendendo que uma faixa de clientes prefere determinado produto ou serviço, vale a pena destacar essa categoria no e-mail marketing enviado a eles. É muito mais provável que assim ele realize uma compra.

Uma audiência segmentada é a chave do sucesso para quem deseja ter completo conhecimento das diferentes facetas do cliente ideal, criando ligações e abordagens mais específicas e concentradas.

5 – Não esqueça de oferecer um excelente serviço de atendimento ao consumidor

Não há como negar… as compras que antecedem o Natal podem ser relativamente estressantes. Até o presente chegar embaixo da árvore, muitos consumidores enfrentam desafios como instabilidades em sites, aplicativos e problemas no pagamento.

Alguns artifícios muito utilizados são ofertas de “frete grátis” por tempo limitado, gift cards e brindes de compra. Além disso, o processo de troca e devolução deve ser simplificado, especialmente em um momento onde pessoas adquirem produtos para o próximo (uma boa parte no tamanho errado).

Concluindo…

Construa seu conteúdo em torno da linha do tempo que você preparou e seus canais escolhidos, e adapte as mensagens aos segmentos de clientes e aos diferentes estágios de sua campanha. 

Com um cronograma bem estruturado, sua estratégia de vendas tem tudo para funcionar!

Web Designer e Analista de SEO na HubLocal. Figmalover e apaixonador por tudo que envolve tecnologia e comunicação.