Entenda o uso de estratégias de rankeamento para ajudar a sua empresa a se destacar dentro da sua região.

Em seus primórdios, a internet era um ambiente bastante simples. O acesso a um site dependia apenas da junção de um endereço e um navegador de internet. 

Com a sua expansão, surgiram os motores de busca, como o Google, focados em oferecer possibilidades para o internauta que ainda não sabia muito bem o que queria. Junto com os motores, vieram as oportunidades de negócio e então… é um longo caminho até chegarmos onde chegamos hoje. 

Dentro do meio digital, a concorrência para se destacar aumenta à medida que as pessoas começam a utilizar a internet como referência para encontrar produtos e serviços de interesse. Boa parte desse interesse gira em torno do mercado regional e pequenos negócios estão cada vez mais cientes da importância do desenvolvimento de uma presença digital como estratégia para atrair novos clientes.

 SE LIGA NO DADO! 

Segundo a GoGulf, 86% dos consumidores usam a internet para encontrar negócios locais, verificando o que o mercado tem a oferecer. As pesquisas do tipo “perto de mim” ou “perto de” aumentaram em mais de 900% em dois anos, o que comprova a adesão do público a essa ferramenta na hora de realizar compras ou planejar uma viagem.

 Nesse momento, estar em destaque é muito importante! 92% dos pesquisadores escolhem empresas listadas na primeira página de resultados do Google. Como garantir que o seu negócio esteja ao alcance do usuário certo nesse contexto? As respostas se encontram nas famosas práticas de SEO Local!

Mas o que é SEO Local?

“Seu” local? Meu local? O que isso significa?

SEO Local é uma sigla para “search engine optimization local”, que em tradução livre significa “otimização para motores de busca local”

O “motor de busca” costuma ser o Google, a plataforma de pesquisa mais acessada do mundo. A “otimização” se resume às práticas de aperfeiçoamento da presença dentro dele. O “local” informa que é direcionado para determinada região, de forma a favorecer um público mais concentrado. 

Ainda confuso? Vamos exemplificar! 

As práticas de SEO Local permitem que seu negócio físico seja encontrado pelo seu cliente local (esteja ele nas proximidades ou não), quando este realizar uma pesquisa relacionada ao que você oferece dentro daquele espaço geográfico.

É quando você necessita, por exemplo, de um medicamento para dor de cabeça e digita “farmácia” no Google Maps esperando encontrar algum estabelecimento perto. Da mesma forma, se planeja viajar para uma cidade e procura por “hotel cinco estrelas em Fortaleza” antes de comprar as suas passagens. 

O que define os primeiros resultados não é apenas a proximidade do local físico, mas também alguns fatores escolhidos pelo Google na hora de listar as melhores opções ao indivíduo.

Querendo que esse usuário tenha uma boa experiência, a plataforma prioriza estabelecimentos bem avaliados e com maior relevância online. O motor de busca não confia em qualquer um. Quando um estabelecimento fornece todas as informações essenciais para ser encontrado e, de quebra, preza por uma boa reputação digital, ele começa a ser considerado como uma solução que o usuário deve experimentar aos olhos do Google. 

Quer um incentivo maior do que o próprio Google te considerando um dos três melhores restaurantes dentro de uma cidade? 

Para quem o SEO Local funciona?

Como o próprio nome já especifica, essas práticas são perfeitas para negócios locais que possuem pontos físicos ou atendem uma região específica. De fato, o Google valoriza bastante esses tipos de estabelecimentos, preferindo listá-los até mesmo antes de grandes marcas e multinacionais. 

Mas qual o segredo para agradar a plataforma soberana? Existem centenas de práticas que te ajudam nesse processo, mas aqui listamos algumas das quais você precisa compreender antes de começar!

Principais práticas de SEO Local

Perfil de Empresa do Google

O Perfil de Empresa do Google é o carro-chefe para o gerenciamento do seu negócio dentro da plataforma. Uma ferramenta bastante intuitiva e fácil de usar, permite que o potencial cliente tenha acesso imediato a informações essenciais e úteis sobre determinada empresa.

Após criar um cadastro, o gerenciador tem a oportunidade de oficializar sua marca dentro do diretório, o que permite uma apresentação em cards de pesquisa, inclusão no Google Maps e manutenção de um perfil que pode incluir atualizações, fotos, promoções, dentre outros recursos adicionais. Além disso, o Google ajudará a impulsionar um conteúdo que ele confia e verifica, já que está incluso dentro do seu próprio sistema.

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Você encontra tudo o que precisa aqui? Essa é a mágica do Google Meu Negócio! (Reprodução: Google)

Quando falamos de empresas locais, tais informações são definitivas para a percepção inicial do cliente. Dados como endereço, horário, dias de funcionamento e telefone são necessários para planejar uma visita, por exemplo. Se ele não encontrar tudo isso na internet, é bem provável que se direcione para uma segunda opção (no caso, o seu concorrente).

Eis algumas informações que não podem estar ausentes ou erradas no Google Meu Negócio:

  • O nome completo e correto do seu negócio;
  • O endereço físico da sua loja/escritório;
  • Sua localização exata no mapa;
  • Sua categoria de negócio;
  • Meios de contato ou site.

Seja mobile-friendly

Usamos o celular para praticamente tudo hoje em dia, especialmente para acessar a internet. Oferecer uma boa experiência para os usuários presentes nessas telas (celulares, tablets etc) tornou-se um dos principais fatores para o rankeamento no Google. Existe até mesmo uma ferramenta que testa essa variante gratuitamente, idealizada pelo próprio buscador.

A preocupação com o “mobile-friendly” permeia não apenas as estratégias de SEO como um todo, mas também auxilia o usuário durante a navegação. Ninguém gosta de acessar páginas desformatadas que prejudicam a busca por informações. É importante pensar em toda a jornada de conquista do cliente, especialmente quando boa parte dela envolve um ambiente digital.

Trabalhe com o link building

Uma estratégia de link building te ajuda a adquirir citações relevantes oriundas de outros sites.

Mas como assim? Por que me associar a outros endereços, afinal?

Imagine da seguinte forma: um colega de trabalho muito influente decide elogiar seu desempenho na frente do chefe. Você ganha mais autoridade e reconhecimento, já que as palavras vieram em alguém importante, não é?

Da mesma forma, o Google entende quando um site confiável realiza alguma citação ou linkagem com o seu, atribuindo essa conexão com a autoridade do que você produz.

Um bom exemplo dentro do SEO Local são os sites de turismo. Eles costumam realizar listas especiais elegendo os melhores estabelecimentos para se visitar em algumas áreas, o que pode incluir o seu negócio. Isso ajuda no seu link building, ou seja, na “construção de ligações” e consequente reconhecimento.

VALE LEMBRAR: Não adianta construir esse tipo de relação com sites que não dizem nada a respeito do seu negócio. Procure estabelecer parcerias que não fujam da sua área.

Celebre o conteúdo local e a sua comunidade

Quando falamos de estratégias de otimização regional, precisamos levar em conta a cultura a que aquele negócio pertence. A fortificação desse laço não apenas celebra o ambiente que a empresa está localizada, mas também direciona o seu discurso além do mecanismo de busca, focando na pessoa que está por trás da tela.

Uma boa forma de trabalhar com conteúdo local é considerar a possibilidade de um blog que apresente artigos e postagens relacionados a região. Fornecer dicas, guias, mapas, entre outros materiais úteis pode ajudar o leitor a se identificar com o conteúdo de valor. Também é uma excelente forma de promover encontros, ações comunitárias e eventos semelhantes em torno do que você trabalha.

Utilize diretórios online e recolha avaliações

Você conhece o Yelp? Já procurou uma avaliação específica no Foursquare? Considerou criar uma conta no Facebook Places? A presença digital nesses diferentes diretórios aumenta a expansão do seu negócio na rede e agrega ainda mais citações a ele!

Todos esses mapas e listas da internet são usados globalmente por bilhões de usuários e você deve, sim, considerar a inserção neles. Além disso, essa estratégia permite que os usuários tenham mais uma fonte de informações, além do que podem encontrar naturalmente no Google Meu Negócio ou no site da empresa.

O que complementa outra dica: a importância de recolher avaliações online! Elas são essenciais para construir uma boa reputação e servem como prova que outros clientes locais experimentaram e aprovaram o que você oferece. 

Conte com a ajuda de especialistas

Gerenciar seu negócio na internet pode ser um desafio, ainda mais quando falamos de empresas locais. Entretanto, com uma boa estratégia, alinhada por especialistas da área, os resultados chegam mais rápido do que se imagina!

A HubLocal, por exemplo, é uma plataforma que insere sua empresa nos mais diversos diretórios digitais e aumenta sua presença online, de forma a atrair mais clientes para o seu negócio físico. Tudo isso de forma simples, clara e objetiva! 

Ficou interessado? Fale com algum dos nossos consultores agora mesmo! 

Web Designer e Analista de SEO na HubLocal. Figmalover e apaixonador por tudo que envolve tecnologia e comunicação.